14 de set. de 2011

Romantismo

ROMANTISMO


Romantismo – Em Portugal


      O Romantismo em Portugal teve início em 1825,  quando Almeida Garrett publicou o poema Camões, biografia do célebre poeta, em versos brancos, que retratava principalmente o sentimentalismo. O Romantismo teve uma duração de 40 anos e terminou por volta de 1865, com a Questão Coimbrã ou Questão do Bom Senso e do Bom Gosto, que foi encabeçada por Antero de Quental.

     “A Questão, embora aparentemente literária, denunciava incompatibilidades mais profundas. Os jovens universitários de 1865 reagiam contra a falsidade que representavam muitos outros aspectos da vida nacional, produto da adaptação das formas alienígenas do liberalismo à velha estrutura tradicional do País.”

     O Romantismo surgiu dentro de um clima político conturbado, que defendia a implantação do liberalismo no país. O objetivo desse movimento era a implantação de uma política de cortes, eleita por todas as classes sociais. Cada tendo seu representante D. Pedro IV (D. Pedro I do Brasil) defendia o liberalismo; e D. Miguel, seu irmão absolutista. Derrotado, D.Pedro teve de ceder o trono português ao irmão e só em 1834 que consegue ter outra vez o trono quando o liberalismo finalmente se impõe.


Há três momentos distintos no desenvolvimento do Romantismo português:



     - 1º Romantismo (ou primeira geração): foi durante o período de 1825 e 1840, mas ainda com forte influência do Classicismo. Serviu de base  para a consolidação do liberalismo em Portugal.

Ø  Os ideais dessa geração tinham origem na pureza e originalidade.

    Principais escritores: João Baptista da Silva Leitão e mais tarde visconde de Almeida Garrett, Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo e Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco.

Garrett (55 anos)
Herculano (67 anos)
Castelo Branco (65 anos)



   - 2º Romantismo (ou segunda geração): também conhecida como Ultrarromantismo.

Ø  Marcado pelo exagero, desequilíbrio, sentimentalismo, prevaleceu até 1860.

     Principais escritores: Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco e António Augusto Soares de Passos.



     - 3º Romantismo (ou terceira geração): de 1860 a 1870, foi considerado momento de transição, pois já anunciava o Realismo.

Ø  Trouxe um Romantismo mais equilibrado, regenerado (corrigido, reconstituído).

     Principais escritores: João de Deus de Nogueira Ramos, na poesia, e Joaquim Guilherme Gomes Coelho (utilizou vários pseudônimos, sendo Júlio Dinis), na prosa.
   
João de Deus (66 anos)
Júlio Dinis (32 anos)




ROMANTISMO – NO BRASIL

     Aqui no Brasil originou-se poucos anos depois de nossa independência política. Por isso que nas primeiras obras e os primeiros artistas românticos aparece uma nova definição para a cultura brasileira em diversos aspectos: como na língua, nas tradições, no passado histórico, nas diferenças regionais. Pode-se dizer que o nacionalismo é a marca que caracterizava a produção de nossos primeiros escritores românticos. A dinamização da vida cultural da colônia e a criação de um público leitor, embora de início de jornais, serviram para o florescimento de uma literatura mais forte e real do que eram as manifestações literárias dos séculos XVII e XVIII.
     Com a  Independência política, de 1822, surgiu à necessidade de criar uma cultura brasileira identificada com suas próprias raízes históricas, lingüísticas e culturais.
     O Romantismo, na literatura brasileira serviu como uma conotação de um movimento de rejeição à literatura produzida na época colonial, em virtude do apego dessa produção aos modelos culturais portugueses. Dentre as marcas de destaque no romantismo brasileiro estão: o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e lingüística e crítica aos problemas nacionais.
     O marco inicial desse estilo no Brasil foi a publicação da obra Suspiros poéticos e saudades, em 1836, de Gonçalves de Magalhães. A importância dessa obra está nas novidades teóricas de seu prólogo, onde Magalhães anuncia a revolução literária romântica.


Gerações românticas

     São três gerações de escritores românticos. Essa divisão abrange  principalmente os autores de poesia. Os romancistas não se enquadram muito bem nessa divisão, visto que  suas obras podem apresentar traços de mais de uma geração.



Primeira geração:


Esta geração também ficou conhecida como: Geração Nacionalista e Lusófoba, suas principais características foram:

Ø  Nacionalismo: amor à pátria.
Ø  Nativismo: amor à terra nativa.
Ø  Lusofobia: Aversão, terror a Portugal. 
Ø  Indianismo: indígena torna-se o símbolo nacional. 
Ø   Valorização de uma cultura nacional.

           Os autores de maior destaque foram:



  • Domingos José Gonçalves de Magalhães

Obras:
- Suspiros poéticos e saudades (1836) - Considerada a obra inaugural do romantismo brasileiro
- Antônio José ou O poeta e a Inquisição (1839)
- A Confederação dos Tamoios, poema épico (1857)
- Os Mistérios (1857) entre outras.



  • Antônio Gonçalves Dias

Obras:

- 1846 Primeiros cantos.
- 1851 I-Juca-Pirama entre outras.

    O poema épico de estilo indianista I_Juca_Pirama de Antônio Gonçalves Dias, relata a história de um guerreiro tupi, aprisionado por uma tribo antropófaga dos timbiras e que, sacrificando a sua honra (que o obriga a aceitar a morte com coragem), prefere passar por covarde de modo a cuidar do seu pai, velho e doente. O pai, ao rever o filho e ao cheirar a tinta com que este está ungido para efeitos de sacrifício, e perceber a calva de prisioneiro, fica envergonhado da covardia do filho e envia-o de volta para a tribo tabajara onde este demonstrará a sua valentia.
É um poema dividido em dez cantos, em versos alexandrinos e decassílabos.


Segunda geração:

Esta foi marcada pelo "mal do século", suas principais características foram:


Ø  Egocentrismo exacerbado.
Ø  Pessimismo.
Ø  Satanismo e atração pela morte.

    
·         Álvares de Azevedo fazia parte da sociedade epicuréia destinada a repetir no Brasil a existência boêmia de Byron. Obras: Pálida à Luz, Soneto, Lembranças de Morrer, Noite na Taverna.
·         Casimiro de Abreu
                          Obras: As Primaveras. Poemas: Poesia e amor, etc.
·         Fagundes Varela embora byroniano, a poesia dele já apresentava algumas características da 3º geração do romantismo.
·         Junqueira Freire com estilo dividido entre a homossexualidade e a heterossexualidade.


Principais características:
Ø  Profundo subjetivismo.
Ø  Egocentrismo.
Ø  Individualismo.
Ø  Evasão na morte.
Ø  Saudosismo (lamentação) - Casimiro de Abreu.
Ø  Pessimismo.
     Essa geração é conhecida também por Ultrarromantismo, devido à forte influência byroniana. Outras características desta geração foram: o determinismo, vítimas de destino, melancolia, desejo de evasão, recordação de um passado longínquo, que não tiveram cansaço da vida antes de tê-la vivido.


Byronismo

     Estilo de vida boêmio, voltado para vícios, bebida, fumo e sexo, podendo estar representado no personagem, ou na própria vida do autor romântico. O byronismo é caracterizado pelo narcisismo, pelo egocentrismo, pelo pessimismo, pela angústia e pelo satanismo, este último visto em Bernardo Guimarães, por exemplo.

Terceira geração:

     Esta geração foi formada pelo grupo condoreiro, seu símbolo foi a ave condor. Ela  desenvolveu uma poesia de cunho político e social.

     O maior destaque desse grupo foi Castro Alves.

Essa última geração  condoreira viveu um clima de intensa agitação interna: Guerra do Paraguai, lutas abolicionistas, propaganda republicana.


  • Antônio Frederico de Castro Alves - Negro, denominado "Poeta dos Escravos", o mais expressivo representante dessa geração.  Obras: Espumas Flutuantes, Navio Negreiro.
  • Joaquim de Sousa Andrade mais conhecido por Sousândrade – (69 anos) Obras: Harpas Selvagens, Guesa Errante, que não chegou a ser terminada.





Suas principais características foram:

Ø  Sentimento literário.
Ø    Poesia social.
Ø   Poesia revolucionária – Defende já a idéia da república.
Ø  Contra a escravidão.
Ø    Carga emocional profunda – Poesia exclamativa. 
Ø  Ligação a oratória, ao discurso a oralidade.
Ø   O amor e a mulher são menos idealizados (certo sensualismo).

O Romantismo brasileiro pode ser dividido da seguinte forma:



     - Na lírica: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Álvares de Azevedo, , Fagundes Varela, Junqueira Freire, Castro Alves e Sousândrade, dentre outros.

     - Na épica: Gonçalves Dias e Castro Alves.

    - No romance: José de Alencar, Manoel Antônio de Almeida, Joaquim Manuel de Macedo, Bernardo Guimarães, João Franklin da Silveira Távora, Visconde de Taunay e outros.


João Franklin ( 46 anos)
Manuel Antônio de Almeida ( 30 anos)
Joaquim Manuel de Macedo ( 62 anos)
Bernardo Guimarães (59 anos)


     - No conto: Álvares de Azevedo.
     - No teatro: Martins Pena, José de Alencar, Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e outros.


José de Alencar (48 anos)
Martins Pena (33 anos)


A PROSA ROMÂNTICA


O Romance pode ser dividido em:


O Romance Urbano – prosa romântica que inaugura a publicação do romance de ficção no Brasil. Apresenta os costumes socio-culturais da sociedade, em especial a sociedade carioca, da 1º metade do século XIX. As narrativas urbanas do Romantismo retratam basicamente o cotidiano da corte do Rio de Janeiro (um exemplo foi a obra “a Moreninha”).

     Principais autores:

  • Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha, O Moço Loiro, A luneta Mágica.
  • Manuel Antônio de Almeida - Memórias de um sargento de milícias.
  • José de Alencar - Diva, Senhora, Lucíola, A pata da Gazela, Cinco minutos, A Viuvinha.

O Romance Indianista – este tipo de prosa  faz parte de um projeto de valorização da cultura nacional através de um ponto de vista nacionalista, onde coloca o índio como símbolo nacional e expressa características como heroísmo, coragem e pureza.

    Seu principal autor: José de Alencar com suas obras: O Guarani, Iracema, Ubirajara.


O romance regionalista ou rural – este tipo de narrativa faz parte do mesmo projeto de valorização da cultura nacional, através da apresentação dos costumes, comportamentos e geografia de determinadas regiões do Brasil. Retrata o cotidiano da vida nas fazendas do interior do Brasil.

     Seus principais autores:

  • Visconde de Taunay – Inocência.
  • Bernardo Guimarães - considerado fundador do regionalismo.  A escrava Isaura, O Garimpeiro.
  • Fraklin Távola -  O Cabeleira.
  • José de Alencar -  O Gaúcho, O tronco do Ipê, O Sertanejo.



O Romance Histórico – segue a mesma linha de valorização nacional. Este tipo de romance relata episódios históricos ocorridos no Brasil desde o inicio da sua valorização.

Seu principal autor: José de Alencar - A guerra dos mascates, Minas de Prata, O Garatuja.



O teatro Romântico


Suas principais Características são:

Ø  A base na tradição clássica – inspiração nos dramas de teatrólogo inglês "Willian Shakespeare" (séc. XVI).   
Ø  Teatro tradicional. 
Ø  Teatro de costume.
Ø  – A comédia. Crítica a sociedade da época. Martins Pena;



·         Luís Carlos Martins Pena (sua obra caracterizou pioneiramente, com ironia e humor, as graças e desventuras da sociedade brasileira e de suas instituições.

Obras:

- O juiz de paz na roça, comédia em 1 ato (1838, primeira representação).
- Itaminda ou O guerreiro de Tupã, drama (1839).
- A família e a festa na roça, comédia em 1 ato (1840, primeira representação). 
- Vitiza ou O nero de Espanha (1841) entre outros.



·         José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo - O autor parece ansiar por um mundo em que prevaleçam a ordem e a obediência aos preceitos religiosos e legais, logo se insinua a malícia e o deboche, colocando em ridículo tais objetivos e mostrando a precariedade de nossos juízos.


Qorpo Santo ( 54 anos)

Obras: - Certa identidade em busca de outra.
                                - Eu sou vida eu não sou morte.
                                - Um credor da Fazenda Nacional.
                                - As relações naturais.


Gonçalves de Magalhães (71 anos)

• Introduziu os principais temas da poesia romântica no Brasil: religiosidade, liberdade, infância...
• Não conseguiu impor-se ao Classicismo, juntando artificialismo a uma linguagem exaustiva, imagens descoloridas, pesadas e comparações enfadonhas.
• Mais sugestivo em sua obra: discussão ou posição do pensamento crítico.




Gonçalves Dias (41 anos)

• Riqueza temática: indianismo, lirismo amoroso, poesia religiosa e saudosista, medievalismo e poesia e gótica.
• Herança clássica: poesia que constitui por um lado a rigidez, a sobriedade e o equilíbrio; e, do outro, o derramamento romântico.
• Expressividade do ritmo: abrange todos os metros poéticos da língua portuguesa.

Álvares de Azevedo (21 anos)

• Maior expressão da segunda geração: individualismo, culto à morte...
• Mesclava mágico e natural: conflito real x ideal.
• Não se propôs a fazer poesia nacionalista.
• Lira dos Vinte Anos: mais significativa de suas obras.

• 2ª parte: trata de vários temas de sua geração de forma irônica e revolucionária: o ambiente é o mundo banal da rua. Charuto, relógio e conhaque (aliados para suportar o tédio).


Junqueira Freire (23 anos)

• Conflito interior: vida religiosa x vida material.
• Precursor da terceira geração: poesia social.
• Proximidade com a loucura em alguns poemas.

• Temas: solidão revoltada, sensualidade domável, interrogações constantes sobre o valor da vida, do pecado e da morte.



Casimiro de Abreu (21 anos)

• Grande simpatia do público: linguagem simples e de tom coloquial.
• Temas: saudade da pátria, da infância, da família.
• Deslumbramento pela juventude (primavera).
• Temática amorosa: marcada pelo amor e pelo medo (sensibilidade espontânea).


Fagundes Varela (34 anos)

• Produziu os primeiros acordes do Condoreirismo.
• 1ª fase: mal-do-século, patriotismo, abolicionismo, dualidade natureza x civilização.

• 2ª fase: acentuada religiosidade, inadaptação social ( mortes de amigos e parentes).


Castro Alves (24 anos)

• Poesia abolicionista: aproxima-se do discurso, incorporando a ênfase oratória.
• Poesia amorosa: realização plena do amor, carregada de erotismo e sensualidade.
• Desde cedo, tomado pela doença, mostra uma grande preocupação com a morte.
• Natureza: fundamenta suas imagens e metáforas nos aspectos grandiosos.
• Consciência do papel do poeta em relação à sociedade.


De acordo com o tema principal, os romances românticos no Brasil podem ser classificados como indianistas, urbanos ou regionalistas.

Romance indianista O índio era o foco da literatura, pois era considerado uma autêntica expressão da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um símbolo da pureza e da inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade, o não capitalista, além de assemelhar-se aos heróis medievais, fortes e éticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certos romances excelentes documentos históricos.

Romance urbano Os temas desenvolvidos tratam da vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujos membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascensão social a qualquer preço.

Romance regionalista Propunha uma construção de texto que valorizasse as diferenças étnicas, lingüísticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da Europa, e caracterizava-os como uma nação. Os romances regionalistas criavam um vasto panorama do Brasil, representando a forma de vida e individualidade da população de cada parte do país. A preferência dos autores era por regiões afastadas de centros urbanos, pois estes estavam sempre em contato com a Europa, além de o espaço físico afetar suas condições de vida.
.

Ø  Os aspectos fundamentais da temática romântica são o historicismo e o individualismo. O historicismo está representado nas obras de Walter Scott (Inglaterra), Vitor Hugo (França), Almeida Garrett (Portugal), José de Alencar (Brasil), entre tantos outros.


Ø  Manuel Antônio de Almeida: romancista urbano, precursor do Realismo. Obras: Memórias de um Sargento de Milícias.


Ø  No país, entretanto, o romantismo perdurará até à década de 1880. Com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, por Machado de Assis, em 1881, ocorre formalmente a passagem para o período realista.


Ø  Principais características: subjetivismo, evasão, erotismo, senso de mistério e religiosidade.




Internet: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo>