24 de mar. de 2012

Lista de exercícios - Orações Subordinadas Substantivas

1. Classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:

1.    Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto. 

2.     É possível que as provas sejam anuladas.

3.     A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.

4.     Ninguém soube se morrera de desgosto.

5.     Inteirei-me de que ela havia mentido.

6.     Foi permitido que se estacionasse na calçada.

7.     Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.

8.     Ninguém sabe quem são os assaltantes.

9.     Compreende-se que o ponto da lição era difícil.

10.  Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.

11.  É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.

12.  O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.

13.  É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.

14.  Tenho dúvida de que você venha hoje.

15.  Lembre-se de que todos somos pó.

16. Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.

  1. Os homens sempre se esquecem de que somos todos mortais.
  2.  Estou seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida.   
  3.  Sempre desejava a mesma coisa: que a sua presença fosse notada.
  4.  Meu desejo é que você passe nos exames vestibulares.
  5. Sou favorável a que o aprovem.
  6. Desejo-te isto: que sejas feliz.
  7. Lembre-se de que tudo passa nesse mundo.
  8. Todos tinham certeza de que seriam aprovados.
  9. Tanto eu como Pascoal tínhamos medo de que o patrão topasse Pedro Barqueiro nas ruas da cidade.
  10. Era preciso que ninguém desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro.
  11.  Tinha certeza de que ele me amava.
  12. Dei-lhe um conselho: que não fosse embora.
  13. Lembrei-me de que ele não presta.
  14.  Ninguém percebeu que eu não gosto de futebol.
  15.  Ninguém sabe se voltará ao Brasil.
  16. O povo estava esperançoso de que a nova medida econômica amenizasse os seus problemas.
  17. Esse padre de quem os jornais falam é um grande batalhador pela justiça social.
  18. Ficou provado que a soja poderia substituir a carne.
  19. A organização que reunia camponeses lutava pela segurança dos boias-frias.