14 de set. de 2012

Lista de Exercícios /Estrutura das palavras


Exercícios /Estrutura das palavras


 
1.    Julgue os itens subsequentes.
 
1 (C) (E)      No vocábulo remodelado o segmento destacado (model) representa o radical.
2 (C) (E)      Nos vocábulos hangar, caráter e mártir; a, e, i são, respectivamente, as vogais temáticas.
3 (C) (E)      Na forma verbal pretendêsseis, encontramos os seguintes morfemas: pretend (radical), e (vogal temática), pretende (tema), sse (desinência verbal de tempo e modo), is (desinência verbal de número e pessoa).    
4 (C) (E)      Morfemas são as menores unidades significativas sobre as quais se estruturam os vocábulos.  
5 (C) (E)      Cognatos são os vocábulos que procedem do mesmo radical.
6 (C) (E)     Nos vocábulos terreno, tela, pele, as vogais assinaladas são vogais temáticas.
 
 
 
2.    Identifique os morfemas gramaticais destacados das seguintes palavras:
 
Incerteza__________________________________________________________________________
 
Inseticida__________________________________________________________________________
 
Cantava___________________________________________________________________________
 
Cantávamos _______________________________________________________________________
 
Cantamos_________________________________________________________________________
 
Pezinho ___________________________________________________________________________
 
Alunas ____________________________________________________________________________
 
Alunas ____________________________________________________________________________
 
Alunos ____________________________________________________________________________
 
Dente ____________________________________________________________________________
 
Ferradura _________________________________________________________________________
 
Habilidade ________________________________________________________________________
 
Cantam ___________________________________________________________________________
 
Cantei  ___________________________________________________________________________
 
Cantamos_________________________________________________________________________
 
Gurizada  _________________________________________________________________________
 
Gata _____________________________________________________________________________
 


Gatas   ___________________________________________________________________________
 
Gatos  ____________________________________________________________________________
 
Leite   ____________________________________________________________________________


 
3.    Leia o poema a seguir e responda às questões:
 
Sinto-me, sem sentir,
Todo abrasado
No rigoroso fogo que me alenta.
O mal que me consome, me sustenta.
O bem que me entretém, me dá cuidado.
Ando sem me mover, falo calado.
O que mais perto vejo, se me ausenta,
E o que estou sem ver, mais me atormenta;
É bom amar esse tormento.
 
(Antônio Barbosa Bacelar. In: Legrand, org. Que seja eterno enquanto dure. Belo Horizonte: Soler, 2005. p. 96)
 
Indique o radical, a vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto:
 
  1. Sinto-
 
  1. Falo-
 
  1. Calado-
 
  1. Atormenta-
 
 
 
4.    Indique o radical das seguintes palavras do texto:
 


  1. Rigoroso - ________________________
  2. Abrasado - ________________________
  3. Consome- ________________________
  4. Ausenta - _________________________
  5. Sustenta - ________________________


 
5) (U. F. Fluminense) - Assinale o item que indica o valor do prefixo pro-, da palavra prólogo:


a) posição inferior
b) mudança
c) anterioridade
d) movimento para trás
e) separação


 
6) (UFP) - Qual a alternativa em que todas as palavras são formadas por derivação sufixal?
a) duradouro, inativo, pára-quedas, preconcebido
b) cabecear, celeste, cooperar, objeto
c) movediço, mourisco, chuvinha, bebedeira
d) terreno, campal, injusto, conteúdo
e) hebreu, mineiro, doente, banana
7) (Mackenzie) - Relacione as duas colunas, de acordo com o significado do sufixo, e assinale a alternativa correta:
1. jogador                       ( ) lugar
2. preguiçoso                  ( ) tendência a
3. ratoeira                       ( ) agente
4. aflitivo                         ( ) posse abundante
 
8) (FMU) - São sufixos aumentativos:
 


a) -anzil, -ilho, -ote
b) -ão, -acho, -ebre
c) -ão, -acho, -ico
d) -aça, -eco, -elho
e) -ão, -anzil, -aço


 
 
 9) Leia com atenção o diálogo a seguir, extraído de uma obra de Eça de Queirós cuja história se passa no século XIX e apresenta personagens bastante distintas: a primeira é acostumada à vida do campo; a segunda, um jovem rico da modern Paris.
 
- Não, Jacinto, não... Eu venho de Guiães, das serras; preciso entrar em toda esta civilização, lentamente, com cautela, senão rebento. Logo na primeira tarde a eletricidade, e o conferençofone, e os espaços hipermágicos e o feminista, e o estéreo, e a simbolia devastadora, é excessivo! Volto amanhã. (...)
 
- Amanhã, Zé Fernandes, tu vens antes do almoço, com tuas malas dentro dum fiacre, para te instalares no 202, no teu quarto. No hotel são embaraços, privações. Aqui tens o telefone, o teatrofone, livros (...)
 
 Eça de Queirós. A cidade e as serras. São Paulo, Nacional. p. 33.
 
a. Observe os morfemas destacados nas palavras a seguir, classifique-os.
das serras _________________________________________________________________________
tu vens ___________________________________________________________________________
 
b. Os dois morfemas possuem a mesma classificação? 
__________________________________________________________________________________
 
c.  Identifique e classifique os morfemas da palavra hipermágicos.
 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
 
  10)    Devo registrar aqui uma alegria. é que a moça num aflitivo domingo sem farofa teve urna inesperada felicidade que era inexplicável: no cais do porto viu um arco-íris. Experimentando o leve êxtase, ambicionou logo outro: queria ver, como uma vez em Maceió, espocarem mudos fogos de artifício. Ela quis mais porque é mesmo uma verdade que quando se dá a mão, essa gentinha quer todo o resto, o zé-povinho sonha com fome de tudo. E quer mas sem direito algum, pois não é?
                                                                                             
 Clarice Lispector, A hora da estrela
a. Destaque os dois diminutivos do texto e justifique seu emprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
b.  Qual a origem e o significado de prefixo –in, presente nas palavras inesperada e inexplicável?
 
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 
11) Identifique os morfemas gramaticais destacados das seguintes palavras:
 
 


  1. Perguntassem
  2. Perguntassem
  3. Perguntassem
  4. Perguntassem
  5. Perguntassem
  6. Sonolento
  7. Governos
  8. Governadora
  9. Governador
  10. Irreal


 


 
 
(        )  Desinência número-pessoal
(        )  Desinência nominal de número
(        )  Sufixo
(        )  Desinência nominal de gênero        
 (        )  Tema         
(        )  Prefixo
(        )  Desinência modo-temporal
(        )  Radical
(        )  Consoante de ligação
(        )  Vogal temática


 

12) Leia.

Inodora

Sem cheiro, mas sempre agradável

Insípida

Sem gosto, mas deliciosa

Incolor

Sem cor, mas nunca sem brilho

Indispensável

 

Texto retirado de anúncio da Caesb, publicado na Folha do Meio Ambiente, Brasília, mar. 2003.

 

a. O Texto é formado por quatro palavras principais. Qual o elemento estrutural comum a todas elas e o que ele significa?

__________________________________________________________________________________

 

 

b. Que tipo de apelo é feito nesse texto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________