Exercícios /Estrutura das palavras
1. Julgue os itens subsequentes.
1
(C) (E) No vocábulo remodelado o segmento
destacado (model) representa o radical.
2
(C) (E) Nos vocábulos hangar, caráter e mártir;
a, e, i são, respectivamente, as vogais temáticas.
3
(C) (E) Na forma verbal pretendêsseis,
encontramos os seguintes morfemas: pretend (radical), e (vogal
temática), pretende (tema), sse (desinência verbal
de tempo e modo), is (desinência verbal de número e pessoa).
4
(C) (E) Morfemas
são as menores unidades significativas sobre as quais se estruturam os
vocábulos.
5
(C) (E) Cognatos são os vocábulos que procedem
do mesmo radical.
6
(C) (E) Nos vocábulos terreno,
tela, pele, as vogais assinaladas são vogais temáticas.
2.
Identifique
os morfemas gramaticais
destacados das seguintes palavras:
Incerteza__________________________________________________________________________
Inseticida__________________________________________________________________________
Cantava___________________________________________________________________________
Cantávamos
_______________________________________________________________________
Cantamos_________________________________________________________________________
Pezinho
___________________________________________________________________________
Alunas
____________________________________________________________________________
Alunas ____________________________________________________________________________
Alunos
____________________________________________________________________________
Dente ____________________________________________________________________________
Ferradura
_________________________________________________________________________
Habilidade
________________________________________________________________________
Cantam ___________________________________________________________________________
Cantei
___________________________________________________________________________
Cantamos_________________________________________________________________________
Gurizada
_________________________________________________________________________
Gata
_____________________________________________________________________________
Gatas ___________________________________________________________________________
Gatos
____________________________________________________________________________
Leite ____________________________________________________________________________
3.
Leia o poema a seguir
e responda às questões:
Sinto-me,
sem sentir,
Todo
abrasado
No
rigoroso fogo que me alenta.
O
mal que me consome, me sustenta.
O
bem que me entretém, me dá cuidado.
Ando
sem me mover, falo calado.
O
que mais perto vejo, se me ausenta,
E
o que estou sem ver, mais me atormenta;
É
bom amar esse tormento.
(Antônio
Barbosa Bacelar. In: Legrand, org. Que seja eterno enquanto dure. Belo
Horizonte: Soler, 2005. p. 96)
Indique o radical, a
vogal temática e o tema das seguintes formas verbais presentes no texto:
|
|
|
|
4.
Indique o radical das
seguintes palavras do texto:
- Rigoroso -
________________________
- Abrasado -
________________________
- Consome-
________________________
- Ausenta -
_________________________
- Sustenta -
________________________
5) (U. F.
Fluminense) - Assinale o item que indica o valor do prefixo pro-, da palavra
prólogo:
a) posição inferior
b) mudança
c) anterioridade
d) movimento para trás
e) separação
6) (UFP)
- Qual a alternativa em que todas as palavras são formadas por derivação
sufixal?
a) duradouro, inativo,
pára-quedas, preconcebido
b) cabecear, celeste, cooperar,
objeto
c) movediço, mourisco, chuvinha,
bebedeira
d) terreno, campal, injusto,
conteúdo
e) hebreu, mineiro, doente, banana
7)
(Mackenzie) - Relacione as duas colunas, de acordo com o significado do sufixo,
e assinale a alternativa correta:
1. jogador ( ) lugar
2. preguiçoso ( ) tendência a
3. ratoeira ( ) agente
4. aflitivo ( ) posse abundante
8) (FMU) - São sufixos aumentativos:
a) -anzil, -ilho, -ote
b) -ão, -acho, -ebre
c) -ão, -acho, -ico
d) -aça, -eco, -elho
e) -ão, -anzil, -aço
9) Leia com atenção o diálogo a seguir, extraído de uma obra de Eça de
Queirós cuja história se passa no século XIX e apresenta personagens bastante
distintas: a primeira é acostumada à vida do campo; a segunda, um jovem rico da
modern Paris.
- Não, Jacinto, não... Eu venho de Guiães, das serras; preciso entrar em
toda esta civilização, lentamente, com cautela, senão rebento. Logo na primeira
tarde a eletricidade, e o conferençofone, e os espaços hipermágicos e o
feminista, e o estéreo, e a simbolia devastadora, é excessivo! Volto amanhã. (...)
- Amanhã, Zé Fernandes, tu vens antes do almoço, com tuas malas dentro dum
fiacre, para te instalares no 202, no teu quarto. No hotel são embaraços,
privações. Aqui tens o telefone, o teatrofone, livros (...)
Eça de Queirós. A cidade e as serras. São Paulo,
Nacional. p. 33.
a. Observe os morfemas destacados nas palavras a seguir, classifique-os.
das serras _________________________________________________________________________
tu vens ___________________________________________________________________________
b. Os dois morfemas possuem a mesma classificação?
__________________________________________________________________________________
c. Identifique e
classifique os morfemas da palavra hipermágicos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10) Devo registrar aqui uma
alegria. é que a moça num aflitivo domingo sem farofa teve urna inesperada
felicidade que era inexplicável: no cais do porto viu um arco-íris.
Experimentando o leve êxtase, ambicionou logo outro: queria ver, como uma vez
em Maceió, espocarem mudos fogos de artifício. Ela quis mais porque é mesmo uma
verdade que quando se dá a mão, essa gentinha quer todo o resto, o zé-povinho
sonha com fome de tudo. E quer mas sem direito algum, pois não é?
Clarice Lispector, A hora da estrela
a. Destaque os dois diminutivos do texto e justifique seu emprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Qual a origem e o significado de prefixo –in, presente nas palavras inesperada
e inexplicável?
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11) Identifique os morfemas gramaticais
destacados das seguintes palavras:
- Perguntassem
- Perguntassem
- Perguntassem
- Perguntassem
- Perguntassem
- Sonolento
- Governos
- Governadora
- Governador
- Irreal
( )
Desinência número-pessoal
( )
Desinência nominal de número
( )
Sufixo
( )
Desinência nominal de gênero
(
) Tema
( )
Prefixo
( )
Desinência modo-temporal
( )
Radical
( )
Consoante de ligação
( )
Vogal temática
12) Leia.
Inodora
Sem cheiro, mas
sempre agradável
Insípida
Sem gosto, mas
deliciosa
Incolor
Sem cor, mas nunca
sem brilho
Indispensável
Texto retirado de anúncio da Caesb,
publicado na Folha do Meio Ambiente,
Brasília, mar. 2003.
a. O Texto é formado por quatro palavras
principais. Qual o elemento estrutural comum a todas elas e o que ele
significa?
__________________________________________________________________________________
b.
Que tipo de apelo é feito nesse texto?
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